quinta-feira, 10 de junho de 2010

Roda Gigante ou Montanha Russa

Este artigo, eu redigi com base em uma palestra do Professor Henrique Almeida, que foi Presidente da ABNT, Professor da PUC/SP, consultor de grandes empresas em Estratégias Empresariais com Mestrado e doutorado.


Se uma caneta que você esta segurando cair no chão e lhe perguntarem, o que fez com que a caneta caisse no chão? Você poderia responder "foi a lei da gravidade", e não estará errado, ou seja, um fator externo ou fora de seu contrôle o fez.
Porem se admitir que foi você que largou a caneta também estara correto, o que na maioria das vezes é menos provável, vejamos porquê?
O que as pessoas respondem quando perguntamos como estão?:
- "Ah, estou trabalhando muito", isto significa que ela esta sem tempo e cansada, o que é correto;
- "Caramba!, estou com umas dívidas, preciso trabalhar mais e não consigo pensar em outra coisa", esta correta também, as dividas existem e com certeza muitas vezes tiram o sono.
Mas ao fazer estas afirmações, ela esta se fechando para qualquer possibilidade de mudança de rumo, por se afirmar incapaz de redirecionar o pensamento ou de ter tempo disponível para algo mais.
O estado em que ela se encontra é atribuido a fatores externos: o chefe que a sobrecarrega de trabalho, a perda de poder aquisitivo em função do salário sem aumento ha anos, ou seja, a lei da gravidade que derrubou a caneta.
Pode-se dizer que a situação é incomoda, mas ao mesmo tempo confortável, pois esta engrenagem a faz mentir inconscientemente para sí própria, gerando argumentos para não tomar nenhuma iniciativa visando uma mudança do quadro ao auto denominar-se incapaz.
Você já ouviu um fumante falando que tem muita vontade de para de fumar e não consegue? Mas, após o primeiro infarto, o médico lhe diz que se não parar morre e então ele para imediatamente.
Assim somos nós, se não temos algo realmente importante que nos faça mexer para sair da situação em que estamos, infelizmente continuaremos delegando as decisões sobre nossas vidas às outras pessoas.
Se a pessoa for capaz de admitir que a situação que ela se encontra é fruto das decisões que ela tomou no passado, e que se não fizer nada para mudar ( o que também é uma decisão), ela estará algemando o seu futuro, ou seja, continuará desviando de buracos ao invés de parar um pouco, tentar olhar um pouco mais longe para que possa achar um caminho melhor.
A escolha está entre ficar numa roda gigante rodando no mesmo lugar sempre, ou partir para uma montanha russa com seus altos e baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicito que os comentários sejam moderados e sem agressão ou acusação sem fonte fidedigna.